Estratégia em Marcas Defensivas: Quando sugerir ao seu cliente?
- Carlos Galhardi
- 12 de jan. de 2022
- 1 min de leitura
Entenda por que você deve conversar com seu Cliente 🤝 sobre Marcas Defensivas ®™
O que são Marcas de Defesa ou Marcas Defensivas ?
Estrategicamente, muitas empresas registram marcas comerciais que não usam ou pretendem usar. A lógica é que, ao fazer isso, elas podem aumentar a proteção de sua marca. Mas como?
Proteção em classes diferentes VERSUS Variação da marca em mesma classe
O primeiro tipo é o registro de uma marca para produtos e serviços que diferem dos quais a empresa realmente usa sua marca: Marca DOVE protegida para "talcos para pés"
Já a outra forma de registro defensivo é quando uma empresa registra uma marca muito semelhante, contendo variações na grafia: Calçados Ferracini titular das marcas "Ferrantini"(904452271), "Ferrarese" (814828957)
Como abordar com o cliente?
As 03 principais razões são:
1) Proteção abrangente previne danos à reputação da marca: protege o nicho e evita que o público associe sua marca com outros produtos e serviços.
2) Desestimula pedidos de terceiros: Proteção estratégica contra pedidos de marca semelhantes.
3) Otimizar investimento ($$$): O custo de uma marca de defesa à cada 05 anos (antes da abertura da Caducidade) é significativamente menor do que inúmeras Oposições contra terceiros no mesmo período.
